sábado, 2 de junho de 2012

Em Goiás, seita chama Jesus de "Ju Ju" e diz que Rita Lee é a única santa viva





Religião


Em Goiás, a cidade Alto Paraíso é bastante conhecida graças ao seu misticismo. A região, que possui aproximadamente sete mil habitantes, reúne mais de 200 seitas. A formação de novas religiões não é mais novidade em Alto Paraíso. No entanto, uma delas tem dado o que falar no Centro-Oeste do país.


A Igreja do Trance Divino é uma das mais recentes polêmicas seitas existentes na região. Sua doutrina prega a música eletrônica - usada em festas raves - como um bem-estar para a vida do fiel. A seita, fundada há dois anos, também não recolhe dízimos nem ofertas, mas cobra ingressos para as reuniões que promove.


A igreja não possui um lugar próprio, por isso os encontros que promove acontecem em salões distintos. Os líderes da seita recebem nomes indianos e o Senhor Jesus Cristo é chamado de "Ju Ju". Aqueles que não pertencem à doutrina pensam que as reuniões se tratam de festas raves, mas são apenas os cultos religiosos da Igreja do Trance Divino, que é registrada em cartório.


Um dos pastores da religião, Veet Prayas, disse que a maioria deles é DJ. "E se for DJ tem que tocar bem, tem que estar com o som atualizado. A igreja preza a competência musical dos pastores", afirmou. Já o missionário Gauthana explicou que existe uma hierarquia na Igreja do Trance Divino. "Tem o missionário, o profeta, a bispa, o monge. E tem os santos. A única santa viva é a Rita Lee", contou.


Os fiéis não gostam de falar sobre os rituais e as reuniões secretas que realizam. Em alguns dos misteriosos encontros, os adeptos discutem assuntos como OVNIs (Objetos Voadores Não-Identificados) e meio ambiente. Segundo a pastora Shakti, a religião é séria e prega a igualdade, a irmandade e deseja um mundo melhor.


Para a ministra de fé Anirit Kuyana, a igreja é uma revolução, pois trance revoluciona as pessoas. Além disso, faz com que as pessoas vivam felizes, graças às festividades e diversão promovidas. "Nossa religião é basicamente musical. Então não existe muita coisa escrita. Existe coisa tocada. Ela te leva em um ritmo enorme e te solta lá em cima sozinho. E aí a mente esvazia, você fica no nirvana, sem o pensamento", explica a ministra de fé.


Trance


Trance é uma é uma das principais vertentes da música eletrônica, tendo sido desenvolvido no início da década de 1990. A tradução literal do termo "trance" para português é "transe" (inconsciência). O nome foi recebido devido às batidas repetitivas e pelas melodias progressivas características. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário